Loading

23 de fev. de 2011


Como parar de roer as unhas ..

0
Gente não tenho unha grande,tenho mania de roer as unhas,eu sei que é horrível,mais é um vicio,por isso o poster de hoje é sobre isso,Em uma reportagem do jornal hoje mostrou como parar de roe-las..

Dicas de como abandonar o mau  hábito de roer unhas

Onicofagia é o nome científico deste hábito comum entre os brasileiros. Algumas dicas simples que podem resolver o problema.
JH: Você rói unha?

“Sim”, comenta Rebeca Azevedo, 16 anos

“Desde pequena. Dá vontade de morder eu rôo”, conta outra garota.

Difícil é acabar com isso. “Eu já testei esmalte pra tentar parar que tem gosto ruim. Só que não funcionou”, conta Gabrieli Souza dos Santos, 15 anos.

As causas? “Ansiedade nervosismo”, diz Rebeca.

Para adolescente e criança, tem uma estratégia que funciona bem. “A gente pode dizer: Giovana, você não mexeu nas unhas hoje, que legal, parabéns, vê como você consegue? E não ficar só falando em estratégias punitivas, inclusive, de amarrar a mão, pintar a mão, amargar”, orienta Laércia Vasconcelos, psicóloga.

Mas, o ponto de partida para o tratamento, e isso vale para todas as idades é identificar em que momentos a pessoa rói as unhas. O que provoca essa vontade difícil de controlar.

“Assistir filme e quando tô com muito sono”, diz Gabrieli Souza dos Santos, 15 anos.

A partir das situações que levam as pessoas a roer unha, é que é possível escolher a terapia mais adequada.

“Tem pessoas que roem a unha pensando e resolvendo os seus problemas. Então pegar uma cadernetinha e anotar, certamente pode ser interessante, porque ocupa as mãos”, explica Enrique Maia, psicólogo.

Técnicas de respiração também tem funcionado com os pacientes. “Inspiramos profundamente. Segura essa respiração por alguns segundos e solta lentamente. É importante que ela conte, pelo menos, uns seis segundos inspirando, outros 5 segurando essa respiração, outros 6 segundos liberando o ar”, orienta o psicólogo.

Mas, há outras receitas. Adriana, por exemplo, encontrou, no salão de beleza, uma saída. “Pagando pra que isso seja feito, eu dou mais valor, daí eu penso duas vezes antes de colocar a mão na boca. Pra mim é uma coisa que só quem rói sabe que é uma conquista”, diz.

Amei as dicas, ai pra quem não consegui parar de roer as unhas ..

0 comentários:

Postar um comentário

Gente só comente se realmente tiver,lido o post,podem deixar os Blogs aqui,se gostar eu sigo *-*
Beijos e volte sempre ..

Quem nos link